Ninguém gosta de viver em conflitos, mas quando acontecem são originários de situações específicas. Podemos ate chegar a pensar que a vida toda está envolvida num conflito, mas é puro engano. São apenas momentos no qual precisamos aprender a fazer a gestão interna do que se passa dentro de cada um.
O problema não é o outro, não é o mundo... o problema nos acompanha de perto todos os dias e para onde quer vamos. Ele está em nos mesmos.
Geralmente as verdadeiras razões do envolvimento em um conflito, não são perceptíveis ao nosso consciente, estão num patamar um pouco mais abaixo do que se pode perceber sobre si mesmo, de imediato. É um desafio poder compreender o processo de desenvolvimento do conflito, para depois poder fazer a gestão efetiva de nossas reações, procurando a compreensão e entendimento sobre nosso processo.
Os conflitos podem ser pontuais ou não, de curta, média e de longa duração.
Também podem existir resoluções de curto, médio ou de longo prazo.
Viver em conflito pode gerar uma vida muito pesada, que gera chateações, perdas, incômodos e até mesmo doenças. Talvez não seja um boa opção viver em conflitos.
De um pequeno equivoco na comunicação à uma agressão verbal; de um pequeno desencontro até situações onde a mentira esteja se sobrepondo em uma determinada relação; de um comportamento desequilibrado motivado por situações de stress momentâneo até um comportamento agressivo de alguém que se julga o detentor da verdade e se permite agredir a quem quer que seja; a discordância de propósitos, de intenções e ideias, são todos alguns dos gatilhos para gerar um conflito.
A razão que está por traz de todos os conflitos é a existência de um modelo de pensamento em cada indivíduo, o qual se destaca como singular e constitui um padrão, que se apresenta como uma forma, que molda a vida, o mundo ao redor, as pessoas e situações à esta filtro, que vê o mundo como cada um acredita que seja.
Não se trata por ser singular, o de padrão de pensamento ser a justificativa para um desentendimento, mas sim a forma de como está estruturado este padrão que comanda nossa vida.
Você sabe o que causa um comportamento reativo? São nossas emoções geradas por estes padrões de pensamento. Tais comportamentos podem ser usados para nos preservar. O que não se admite ser correto, ou certo, ou a verdade. Também podemos desenvolver julgamentos e analises de situações muito distantes da realidade, sendo criação de nossa forma de ver. Podemos ter razão no que pensamos, mas o que fazer quando estamos incomodados com algo que nos faz agir em desequilíbrio, ou somos provocados em um comportamento que não nos agrada?
Esses padrões são nossos 'mindsets' e deles depende a forma de como o mundo se apresenta e deveria ser.
Olhe para si mesmo e verifique os momentos onde há o envolvimento com conflitos. Procure compreender melhor sua essência, valores. Procure verificar que o mundo não gira em torno de suas verdades e ninguém tem a obrigação de aceitar o que e certo para vc. O mundo e as pessoas são o que são, simples assim.
Mas como lidar com o que para mim não e certo?
Em relação a este assunto quero conhecer seus questionamentos, dúvidas, emoções, sentimentos para que eu posso lhe ajudar a encontrar um caminho mais seguro no que precisa receber. Cada um tem um padrão de pensamento singular. Aguardo seu contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário.
Entraremos em contato o mais breve possível.
Se preferir envie um email para: contato@ricardoseixas.com