terça-feira, 9 de abril de 2019

O que preciso para vencer?

Antes de mais nada, podemos ter algumas diferenças no entendimento do que significa vencer. Para corrigir isso, será muito interessante algumas breves explanações sobre este conceito.

Muitos podem ter a noção que vencer esteja associado a vencer alguém ou a alguma situação específica. Ou ter muito dinheiro por exemplo, relacionado a uma meta:
- venci, comprei minha casa dos sonhos!
Há um conflito, seja lá onde possamos compreender, ou onde cabe esse conceito.
Isso depende do mapa de compreensão de vida de cada um.

Vencer, conquistar, superar, são palavras usadas para representar uma necessidade, uma ideia, um sentimento, uma forma de ver uma situação ou até mesmo uma verdade, criada por nosso padrão de pensamento.

Vencer pode estar muito intrinsecamente ligado ao ego, que é aquele que precisa ter a imagem preservada, que precisa de poder, de manter um status, uma aparência, uma reputação. Neste caso, vencer passa ser um capricho, um objetivo inconsistente com o que poderia ser de melhor na própria vida.

Gostaria de oferecer a seguinte proposta: se você deseja vencer realmente, saiba antes o que seria importante vencer...
Vencer a dificuldade de lidar com conflitos, de não gerar conflitos, ser mais colaborativo com pessoas e com a vida? Vencer a falta de conexão com o outro, o que na verdade é um apego às próprias ideias? Apego ao próprio umbigo e não se ligar ou se conectar com o outro.
Vencer os preconceitos que levam pessoas a perder oportunidades de ouro na própria vida. Se conectando com o que não faz mais sentido, geralmente por orgulho ou vaidade.
Vencer a própria ignorância que não permite ver com olhos de quem ainda pode  aprender em todas as situações; vencer as trevas com amor e dedicação.

Isso significa que seria muito interessante vencer o maior obstáculo que já se tem notícias, o eu mesmo. E por mais estranho que possa parecer, é uma realidade! Somos artífices do  mundo ao nosso redor, temos a capacidade de criar um mundo particular, com todos os recursos bons ou não. A responsabilidade é cem por cento nossa.

Costumamos culpar o ou responsabilizar terceiros, ou o meio onde vivemos, pelas situações ruins em nossa vida. Isso não passa de ilusão.

A realidade reside no íntimo de cada um, nos escaninhos da mente, no padrão de pensamento, criado ao longo do tempo de vida, até o momento presente.

Você não terá condições de resolver estes padrões de pensamento, sem usar mão de alguns recursos. Para dar os primeiro passos, você receberá alguns métodos importantes para serem usados com frequência e determinação.
Lembre-se de que o peixe que vive na água não sabe que a água está lá, apenas vive. Podemos estender essa percepção e dizer objetivamente que muitas pessoas vivem num mar de problemas e não sabem como sair e nem onde estão vivendo.

Primeiro passo: Reconheça sua impotência para poder resolver o problema e a dificuldade de perceber o contexto maior onde este problema está ou esteve contido. (Se vc já tentou de todas as formas, perceba que não poderá resolver através dos recursos conhecidos, é necessário aprender a fazer diferente.)

Segundo passo: Aceite o problema como ele se apresenta. Geralmente recusamos a viver a experiência difícil que poderá nos trazer grandes aprendizados. Aceitar os problemas não significa que você terá que fazer corpo mole. Apenas começamos a resolver. Pare de brigar com o que já está posto.

Terceiro passo: O que quero para minha vida? Posicionamento é condição ‘sine qua non’ de sucesso. Se posicionar significa sim, sim ou não e não. Sem brigas, aceite ou não o que está em seu caminho. Posicione-se, isto cabe em minha vida? Ou não cabe em minha vida? Apenas compreenda se couber e continue com o que te faz bem.
Do contrário diga não!

Quarto passo: O que pretende alcançar? Saiba que neste momento, ter um plano de ação será fantástico. Veja que neste ponto, você pode criar o que realmente pretende. Tenha verdadeira noção do que você quer alcançar.  

Quinto passo: tenha atitudes compatíveis com o que pretende. Você quer paz e harmonia. Você é de paz e harmonia?
Você quer coisas boas em sua vida? Então você terá que ter atitudes que levem contribuições boas para a vida das pessoas.
Você quer ter prosperidade? Então faça a vida das pessoas terem prosperidade. Lembre-se que ninguém progride sozinho. Se oferecer prejuízos para os outros, isso voltará para você.

Sexto passo: esforce-se todos os dias, não existe vida maravilhosa sem ir atrás e conquistar o que se pretende.

Sétimo passo: agradeça a vida o que você já tem, todas as coisas boas que já aconteceram com você ao longo do caminho.

Superar os limites internos, superar o prazer imediato, superar limitações, dores e obstáculos no trajeto da vida, isso sim é o que precisamos para vencer.


Tenha certeza de que crescer pode doer e ver a si mesmo exige uma bela disposição e vontade de ser melhor. Isso é vencer, vencer a si mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário.
Entraremos em contato o mais breve possível.
Se preferir envie um email para: contato@ricardoseixas.com